Como fica a copa do mundo de futebol com a pandemia? Confira!

Falta pouco mais de 1 ano para a copa do mundo de 2022, mas será que estamos preparadas para elas? Será que as seleções ao redor do mundo estão preparadas? Com uma pandemia do nosso lado fica um pouco complicado continuar. Será que assistir aos jogos ao vivo da Copa do Mundo acontecerá somente pela TV?

Essa é com certeza uma questão muito extensa, afinal, não é apenas uma questão de entretenimento, as equipes precisam do dinheiro da copa para pagar seus jogadores e até mesmo para a premiação final. Sendo assim, como seria possível ganhar algo sobre essas circunstâncias? Como seria possível pagar o clube com estádios vazios?

Bem, a Copa do Mundo é um dos fenômenos únicos no futebol, sendo assim, ela recebe sua devida importância. Então, para que fique mais claro, vamos ver agora alguns pontos a considerar no impacto da pandemia nos jogos da Copa. Vamos, do começo.

Jogos da Eliminatória

Esses já aconteceram, mas o que muita gente não sabe é que houve problemas com o acontecimento. Tudo aconteceu ainda no mês de março e o grande problema estava em diversos clubes que não queriam que seus jogadores fizessem a partida, já que estar em certos ambientes era um risco para saúde dos atletas.

assistir futebol

Uma decisão que destaca esse acontecimento foi a tomada pelo Inter de Milão, anunciada no dia 18 de março de 2021. De forma sucinta o que foi discutido é a participação dos atletas em jogos no exterior e o que levou a ela foi dois atletas do clube testarem positivo para covid.

Apesar de tudo, as eliminatórias tinham que acontecer e assim foi. A situação das eliminatórias realmente foi algo que conseguiu atrapalhar muito o prosseguimento da Copa do Mundo, mas já foi resolvida.

Medidas tomadas por alguns países para conter

Algumas regiões do mundo tomaram uma decisão, não deixar que torcedores entrem em estádios sem serem vacinados. Esse, no momento, é um critério importante para entender que nem todo mundo poderá estar nos Jogos de 2022, mas, segundo os líderes desses países, a distribuição da vacina já estará em 100%.

Um dos exemplos de países que fizeram isso foi o Catar. Vale lembrar que a pandemia está no mundo do futebol desde março de 2020 (até mesmo antes em certos países), sendo assim, nada mais importante que lidar com ela durante todos os meses seguintes possíveis.

Grandes clubes podem se sentir mais seguros em atuar na Copa, já que a integridade de seus atletas não será violada e será possível ter jogos que realmente levam a sérios certos padrões de higiene e comportamento.

Mas isso não é apenas uma decisão dos clubes, a FIFA também entra nesse jogo com a Organização Nacional da Saúde (OMS). Vamos ver mais sobre isso a seguir.

FIFA e OMS: o que esperar?

Bem, de fato é impossível ter jogos de futebol ao vivo apenas pela televisão. A presença do torcedor nos estádios é muito importante. Nesta última segunda-feira (dia 18/10/2021), a FIFA anunciou parceria com a OMS.

O objetivo já é claro a muito tempo, preservar a integridade física e mental dos jogadores e torcedores.

E não foi discutido apenas a questão da Copa do Mundo, as Olimpíadas e outros fenômenos de grande proporções se tornam importantes quando o assunto é a covid.

Apesar da Copa do Mundo no Catar ser uma das mais criticadas da história, por conta da covid e outras condições sociais. No final, até mesmo a temperatura na região diz muito sobre como tudo acontecerá.

Sendo assim, a Copa do Mundo no Catar sofreu uma mudança de junho/julho, como de praxe, para novembro!

E isso é suficiente?

No momento essas medidas devem ser suficientes para que os jogadores tenham uma estabilidade maior. Sim! De fato tudo que foi tomado é suficiente para que se tenha resultados positivos.

É claro que tudo se mostrará positivo apenas no começo da Copa e, apesar de possuir cerca de 1 ano até que isso aconteça, é importante destacar os cuidados tomados por clubes, pela FIFA e até mesmo a OMS nos cuidados com atletas e torcedores.

Esse é um ponto fundamental para que vários outros eventos sejam realizados!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>